Muitos estudantes sonham com o estágio. Até porque para alguns deles, é a porta de entrada para o mercado de trabalho, além disso, é a maneira de já ingressar na área profissional escolhida.
Gostaria primeiro de ressaltar a importância do estágio pra vida de todo e qualquer estudante. É o momento de por em prática tudo que tem estudado. Muitos acabam frustrados, acham que a teoria é idêntica a prática, quando não é. Não se preocupem, só descobrimos isso dentro do estágio.
Há empresas que tratam os estagiários muito bem. Sendo assim, eles acabam desenvolvendo um bom trabalho e são contratados. Já para alguns, o estágio pode se tornar um martírio. Muitos estudantes são até denominados de “escraviários”. Eu falava que na prática as coisas nem sempre são parecidas com a teoria. Não são mesmo.
A lei do estágio diz que o estudante deve trabalhar apenas cinco horas por dia, tem direito, na semana de provas, a trabalhar em horário reduzido para auxiliar nos estudos, etc. Aí vem a pergunta: Isso é cumprido na prática? Algumas empresas até tentam, outras nem passam perto. Para muitos o estágio foi a maneira de ter muita mão de obra por um custo mínimo.
O que me chama atenção nesse universo todo é que o estagiário não deve reclamar de absolutamente nada. Ele está tendo uma “grande” oportunidade, assim dizem alguns patrões. Na maioria das vezes são eles quem acabam tendo as melhores ideias, fazendo todo o trabalho pesado e o reconhecimento, pra quem vai?
Outra coisa interessantíssima são os “funcionários estrelas”. Sempre reclamam de tudo que o estagiário faz, humilham, se julgam melhores, não costumam ajudar, mas sempre querem ser o destaque. O que mais me intriga é que eles já foram estagiários, passaram pelos mesmos perrengues que os atuais. Acham que estão no patamar tão elevado que acabam esquecendo que o mundo gira. Hoje estão subindo, mas o futuro a Deus pertence.
Vou parar por aqui, para poder parabenizar todos os estudantes estagiários. Hoje é o dia de vocês, e meu também. Vamos aproveitar para aprender com todas as situações, sejam elas boas ou ruins. E que, com o passar dos anos, possamos ser pessoas melhores e consequentemente, profissionais melhores.
Quando não tiver paciência com alguém, lembre-se do dia que desejou alguém ter paciência com você. Só colhemos aquilo que plantamos. Se no estágio não aprendemos da melhor maneira, quando as posições se inverterem vamos tentar fazer diferente.
“Um ao outro ajudou, e ao seu companheiro disse: esforça-te” Isaías 41.6
Nenhum comentário:
Postar um comentário