quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Aumento das passagens: estudantes X polícia

A passagem de ônibus aumentou. Acho justo que os estudantes, e qualquer outra pessoa que use o transporte coletivo proteste. O que não pode existir são cenas que vem repetindo-se diariamente nos recorrentes protestos da classe estudantil. Não quero tirar conclusões a partir de uma simples imagem, mas fica difícil ser omisso ao ver esse retrato do fotógrafo Arthu Mota (Folha PE) - abaixo - quando este indivíduo carrega um tijolo. A princípio pensei: não posso concluir que seja para arremessar em alguém! Entretanto, os noticiários mostram que nos conflitos com a polícia pedras e pedras são arremessadas pelos estudantes. 

(Foto: Arthur Mota)

Não quero ser omisso também a triste realidade da violência empregada pela polícia. Estudantes inocentes acabaram feridos, como um que assisti seu relato num telejornal local, quando dizia que tentava acalmar a situação e acabou sendo alvejado por uma bala de borracha. Isso reforça uma pergunta que já tinha feito a mim mesmo: como será o treinamento desses policiais para situações como estas? Creio que não preciso responder pois as circunstâncias respondem por si só. Entretanto, não quero novamente tirar conclusões de uma imagem, mas o que justifica uma atitude como esta que vemos na foto abaixo de André Nery (Folha PE)? Alguém me respondeu: caro Pedro, para cada ação, temos uma reação. Newton! É verdade. O que será que esta estudante fez? Reclamar que é um absurdo o aumento da passagem, bloqueando as ruas ou agindo arremessando uma pedra contra o efetivo da PM? Quem vai saber! Será também que é certo esta postura da polícia?

(Foto: André Nery)

Quem age arbitrariamente nesta situação? Quem está com a razão? São perguntas difíceis de responder, mas que merecem reflexão. Os estudantes devem usar mais a mente na hora de programar os protestos. Violência só gera violência. Onde/Aonde está tanto estudo? A polícia por sua vez deve lembrar sempre que sua função primordial é a segurança da sociedade. Quem merece apanhar são marginais. Deve-se compreender o direito do outro em reclamar. Vamos preparar mais os "soldados" para saber agir de forma mais respeitosa nestas situações.

Enfim, apenas comento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário